Na época da Guerra Fria, a União Soviética era conhecida por usar aparatos curiosos de inteligência. E um destes objetos de espionagem supostamente acabou de ser vendido na Internet. O colecionador de equipamentos de fotografia Vladislav Kern adquiriu uma bizarra máquina que tem a aparência de uma filmadora da época, mas que na verdade é uma poderosa câmera fotográfica.

O produto é impressionante. À primeira vista, não há nada de errado e ele realmente lembra muito uma máquina filmadora. No entanto, basta dar uma olhada para a parte lateral direita dela para perceber que há uma outra lente, a verdadeira, colocada neste local disfarçadamente. É ela quem registra as imagens, mas estáticas e não em vídeo, que são gravadas em um filme de 35 mm.
A ideia de quem construiu o aparelho, claro, era enganar qualquer pessoa que não fosse o usuário da câmera. A lente frontal, que seria a filmadora, sequer funciona. Os botões, no entanto, são acionáveis, porém para controlar informações como velocidade, abertura e outras características da máquina fotográfica.
Ansioso para saber a real história da sua câmera, Vladislav Kern fez uma publicação no site USSRPhoto.com e começou a interagir com outros usuários. A maioria dos outros internautas disse acreditar que esta seja uma máquina fotográfica espiã da KGB, o serviço secreto soviético.

A procedência da câmera e sua autenticidade ainda não foram confirmadas, mas, de qualquer forma, é um gadget muito curioso, não?
Via PetaPixel