O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão revelou que tem planos para transmitir a Copa do Mundo de 2014, em julho, utilizando tecnologia 4K em seu território. O evento esportivo marcará a primeira transmissão em 4K do país, dois anos antes da estimativa original.
Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Devido à alta requisição de banda exigida pela quantidade de dados da nova tecnologia, o país utilizará a capacidade livre de seus satélites de comunicação para a transmissão do sinal 4K, ao invés de optar pelos tradicionais métodos terrestres de transmissão do sinal digital.
A maior parte do conteúdo no Japão ainda é transmitido em HD (720p), já sendo difícil vender televisões visando como diferencial a resolução FullHD (1080p). Segundo o site japonês, Asahi Shimbun, o cronograma do governo nipônico foi adiantado em 2 anos para que o mesmo não acontecesse com as Smart TVs 4K ou (Ultra HD), assim aumentando suas vendas.
Na corrida tecnológica do 4K a Europa saiu na frente, com a Eutelsat Communications, inaugurando em 8 de janeiro o primeiro canal com transmissão no formato. Vale lembrar que aparelhos de TV 4K ainda estão extremamente caros, com o modelo mais recente da Samsung, de 85 polegadas, apresentado na CES 2013, chegando a quase R$ 75 mil.
Tem alguma dúvida sobre TVs e tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!