De acordo com o site Digitimes, o lançamento do Windows Phone 8 já tem data definida. A chegada da nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft estaria marcada para o próximo dia 20 de junho, e a maioria das fabricantes - com exceção da Nokia - adotariam uma postura de espera antes de embarcar na nova edição da plataforma.

Um dos motivos para essa recepção fria das companhias é a ainda baixa participação do Windows Phone 7.5 no mercado. Na perspectiva destas empresas, mesmo um lançamento bem sucedido do WP 8 seria incapaz de causar uma mudança de cenário no curto prazo em relação à popularidade da plataforma.
O baixo entusiasmo das empresas, contudo, não deve comprometer a chegada da plataforma em si. A Nokia segue muito interessada no projeto e deverá ser a primeira fabricante a mostrar um Windows Phone 8 ao mundo, provavelmente aproveitando as melhorias trazidas pela nova versão, como o suporte aos processadores multicore, aos cartões microSD e às telas de maior resolução.
Já em relação às outras fabricantes, a expectativa é que um bom começo do Windows 8 nos tablets possa incentivar as vendas de smartphones com a plataforma móvel. Outro ponto positivo é que a Nvidia, a Qualcomm, a ST-Ericsson e a Intel já têm programas de desenvolvimento de chipsets específicos para o Windows Phone 8, algo que pode levar a mais opções de hardware e preços mais competitivos para os aparelhos com o sistema.
A data do suposto lançamento já havia sido divulgada anteriormente, mas por conta de uma mensagem enviada pela Microsoft aos desenvolvedores que participarão do evento Windows Phone Developer Summit, que ocorre justamente em 20 de junho. No convite, a empresa destaca que na ocasião será possível "dar uma olhadinha no futuro do Windows Phone". Resta saber se tal "olhada" significa a chegada da plataforma em si.