O PS4 pode ser anunciado ainda hoje, no evento da Sony que acontece esta noite nos EUA, com cobertura ao vivo aqui no TechTudo à partir das 20h. Aproveitamos a ocasião para conversar com famosos e especialistas sobre suas apostas e desejos em relação ao console da nova geração.

Tiago Leifert é um fã de games e diz estar preocupado com o fato de que o novo console pode não aceitar os jogos de seus antecessores, fazendo com que o jogador possua diversos videogames em sua casa. “Eu, como fã de games, estou extremamente preocupado com o que vem por aí, principalmente os boatos sobre a falta de retrocompatibilidade. Há alguns jogos históricos da geração atual que vão ficar pra sempre com a gente, vamos querer jogar de novo, e ninguém vai querer ter 6 consoles na sala."

Em compensação, ele aposta no avanço da tecnologia que a Sony pode empregar no novo PlayStation. "Acho que o novo salto de tecnologia é o 4K. Se os novos consoles não forem 4k, o ciclo vai durar muito menos e não haveria porque lançar agora.”
Já Léo Biachi aposta num parelhamento com os PCs em relação aos gráficos. "Espero que a principal inovação do PS4 seja o gráfico. Obviamente um console tem prazo curto de validade, não é possível fazer upgrade, mas poderiam caprichar um pouquinho mais. Ou seja, espero um console que me dê a impressão de estar jogando num PC Moderno. Bons gráficos, rede on-line dedicada e perfeita jogabilidade".
O repórter do GloboEsporte, que é gamer de carteirinha, também acredita em um desempenho melhor na jogatina online: " A Sony precisa melhorar muito sua rede. Jogos on-line na PSN são um pesadelo. Malditos matchmakings, lags, bugs, etc".

Diego Borges, responsável pela área de jogos do TechTudo e colunista do GloboEsporte.com, aposta em inovações. "Acho que a Sony não iria fazer tanto alarde por pouca coisa. Ainda mais depois do fiasco que foi o PS Vita. Na minha opinião, o tão comentado streaming de jogos pode ser uma carta manga."
Ele também aposta nos jogos exclusivos para que o console caia no gosto do público. "A Sony pode se dar ao luxo de ter jogos que pesam para o seu lado na hora do consumidor optar pelo PlayStation ou um console rival. Caso apareça um Uncharted 4 ou até mesmo um Gran Turismo 6, já será o suficiente para deixar os gamers eufóricos."

Ricardo Farah, que trabalha a mais de 10 anos na indústria dos games, diz que espera que o novo console faça a sua função principal: ser um console. "O que eu realmente espero do novo videogame da Sony é que ele seja projetado para de fato cumprir o seu principal propósito: oferecer a mais completa e versátil biblioteca de jogos. Recursos como maior interatividade nas redes sociais, mídia diferente, controle que garantem uma nova experiência etc, definitivamente farão a diferença para o grande público e, principalmente, justificarão qualquer valor que o console custe".
O colunista do TechTudo, Afonso Solano, espera que o PS4 traga um sistema de desenvolvimento mais otimizado do que o de seu irmão caçula - fato exposto e lamentado por grandes nomes da indústria. "A Sony afastou muitas softhouses por causa deste problema, enfraquecendo seu potencial no mercado e perdendo compradores, decepcionados com a performance dos jogos multiplataforma frente ao concorrente. Além disso, a empresa amargou a perda de franquias exclusivas". Solano gostaria também que o PS4 focasse no seu público alvo - gamers hardcore - ao invés de insistir na fatia de jogadores casuais (que não se sentem atraídos pelo console da Sony, por uma série de razões).
Compartilhe suas expectativas e dúvidas sobre o PlayStation 4 no Facebook e no Fórum do TechTudo.