Quantcast
Channel: Techtudo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19109

Conflito virtual entre organizações europeias causa lentidão na web

$
0
0

Na última quarta-feira (27/03), a Internet do mundo todo sofreu o que foi considerado por especialistas como o “maior ciberataque da história”, o que causou lentidão em toda rede mundial de computadores, prejudicando serviços como o Netflix, por exemplo. O problema aconteceu devido à briga entre o Spamhaus, empresa antispamming com sedes em Londres e Genebra, e a Cyberbunker, empresa holandesa de hospedagem de conteúdo.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Maior ciberataque da história causa lentidão na Internet mundial (Foto: Reprodução)Maior ciberataque da história causa lentidão na
Internet mundial (Foto: Reprodução)

O confronto teve início quando o Spamhaus inseriu a Cyberbunker em sua lista de servidores bloqueados, pois considerou que o serviço da empresa estaria sendo usado para fins maliciosos. Em resposta à retaliação, a companhia holandesa atacou os servidores da corporação antispamming enviando uma grande e contínua quantidade de tráfego para o alvo, com o objetivo de derrubá-lo.

A alegação para a investida foi de que a empresa hospeda conteúdos de qualquer espécie indistintamente, exceto terrorismo e pornografia infantil. Sven Olaf Kamphuis, um dos porta-vozes da companhia, afirmou ainda que a Spamhaus estava abusando de sua posição, e que não deveria ser autorizada a decidir “o que entra ou não na Internet”. Em resposta, o Spamhaus acusou a Cyberbunker de estar colaborando com organizações criminosas da Europa Ocidental e Rússia, que estariam por trás do golpe.

O grupo antispamming contou que cinco forças policiais ligadas a cibercrimes estão investigando o caso, razão pela qual não é possível dar muitas explicações. No entanto, o chefe-executivo do grupo, Steve Linford, declarou à BBC de Londres que o ataque não tem precedentes. “Nós estivemos sob ataque cibernético por mais de uma semana. Nossos engenheiros estão fazendo um grande trabalho para nos manter firmes. Esse tipo de ataque teria derrubado praticamente qualquer coisa”, disse Linford.

Para dar ideia da magnitude da ação, o executivo explicou que os ataques estavam atingindo uma velocidade de 300 GB/s, enquanto as investidas contra grandes bancos normalmente não passam de 50 GB/s. Segundo ele, as agressões sofridas pela Cyberbunker seriam suficientes para derrubar até a estrutura de Internet do governo.

Danos para o mundo todo

A maior preocupação dos especialistas é com sistemas bancários e de e-mails, que podem vir a ser afetados por causa do confronto virtual. Isso porque o alvo no Spamhaus foram os servidores do Sistema de Nome de Domínio (DNS), responsáveis por fazer a tradução de endereços numéricos no protocolo da Internet (Internet Protocol, ou IP) de domínios amplamente utilizados.

Grandes empresas da Internet, como o Google, precisam de seus serviços para filtrar a enorme quantidade de material indesejado. “A Spamhaus tem mais de 80 servidores espalhados pelo mundo. Nós construímos o maior servidor DNS”, disse ainda Linford, que garantiu que o Spamhaus pode lidar com o ataque.

Alan Woodward, especialista em segurança cibernética da Universidade de Surrey, no Reino Unido, garantiu que agressão prejudicou toda a web. “Se você comparar o ataque a uma autoestrada, ele está colocando tráfego suficiente para fechar todas as pistas”, explicou à BBC. Outro especialista no assunto, o diretor de pesquisa de segurança da Arbor Networks, empresa de proteção contra ataques DDoS, assegura que este foi o maior golpe que já viu. “O maior ataque DDoS que testemunhamos antes deste foi em 2010, que foi de 100 Gb/s. Obviamente, o salto de 100 para 300 é muito grande.”

Saiba como manter seu computador livre de malwares

ViaBBC


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19109


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>