Uma escola de São Paulo está incentivando seus alunos a aprimorar o Wikipedia. Os estudantes do 9º ano do colégio I.L. Peretz estão trabalhando para melhorar a qualidade do conteúdo da enciclopédia virtual. O projeto se assemelha aos realizados por instituições como USP, UFRJ, FGV e outras.

O responsável pela iniciativa foi o professor Jorge Makssoudian. Ele procurou os responsáveis pelo site colaborativo no Brasil e ofereceu a parceria com a escola. “Eu pensei em um projeto que unisse tecnologia com algo que os alunos costumam usar no dia a dia, mas que também servisse como ferramenta para trabalharmos questões gramaticais”, explicou o professor.
O objetivo, de acordo com Makssoudian, é tornar o site colaborativo um ambiente mais confiável e com textos com melhor qualidade. A idéia inicial é que os alunos apenas trabalhem apenas os verbetes sobre os livros que já leram. O projeto também prevê levar tecnologia à biblioteca da escola. Cada livro que tiver sido editado na enciclopédia digital ganhará um QR Code, que levará o leitor diretamente para a página daquela obra na Internet.
O programa ainda não é um projeto oficial da Wikimedia Foundation, mas Oona Castro, a responsável pelas parcerias no país, afirmou que a iniciativa é muito bem-vinda. “Queremos muito aprender com essa experiência, nova para nós, já que até hoje estivemos focados em atividades com universidades”, explicou.
Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?
Via Folha de S.Paulo