A Microsoft disponibilizou, na última quinta-feira (11), imagens do GeoFlow, uma ferramenta para Excel que permite a visualização de dados sobre mapas 3D. Com as informações de uma planilha, será possível criar, navegar e interagir com gráficos aplicados sobre mapas do Bing.

O GeoFlow irá permitir que até um milhão de linhas de dados armazenadas sejam transformadas em representações gráficas de fácil visualização. As informações poderão ser aplicados como várias colunas verticais projetadas da superfície do mapa. Outro modo de visualização permite o uso de mapas de calor que demonstram a intensidade da informação por localidades.
Além da visualização por áreas, o serviço também permitirá demonstrar informações de acordo com o tempo. Esse recurso seria muito útil, por exemplo, para demonstrar a quantidade de pessoas que migraram para cidades de uma região específica nos últimos 10 ou 20 anos. De acordo com a Microsoft, também será possível criar clipes de navegação pelos dados para apresentações, tornando planilhas bem menos enfadonhas e mais compreensíveis.
Segundo o site The Next Web, o GeoFlow é fruto de um projeto iniciado em 2008, como uma aplicação que permitia a astrônomos acessarem observatórios por meio de um computador com Windows. Eles podiam “navegar” por áreas do espaço, facilitando a exploração de imagens em uma experiência interativa.
Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona:
Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!
Via: TheNexWeb