O Google Glass vem ganhando aos poucos apps e novas funções. Entretanto, muitos ainda se perguntam quando os óculos poderão reconhecer alguém só de "olhar". Um aplicativo criado para fins médicos foi revelado mostrando que a aplicação pode vir a funcionar mesmo. Chamado de MedRef, o app é o primeiro a utilizar tecnologia de reconhecimento facial no Glass.

Desenvolvido durante uma maratona hacker com fins médicos, o MedRef ainda está em seu estágio inicial. Ele permite que o usuário realize anotações verbais, adicione fotos e documentos dos pacientes em registros somente com os óculos. Mas o reconhecimento facial foi a função do app que mais despertou curiosidade.
Todo o processamento é feito em nuvem, e o reconhecimento de rostos funciona da seguinte maneira: o Google Glass é carregado com fotos do paciente e, em seguida, uma nova foto é comparada com o “ID Facial”. As imagens já inclusas são analisadas para gerar o percentual de probabilidade.
Embora a novidade seja animadora, ainda há algumas coisas a serem trabalhadas. No vídeo de demonstração, o MedRef só conseguiu uma precisão de reconhecimento de 55%. Porém, é claro que isso se trata apenas de uma pequena amostra de algo que foi produzido em pouco tempo. O esperado é que, num futuro próximo, ele possa estar disponível e totalmente operante para equipes médicas e até no dia-a-dia dos usuários do Google Glass.