A Apple registrou uma patente que permite a utilização de diversos smartphones (ou qualquer dispositivo com flash) como fontes emissoras de luz para iluminar uma determinada cena com baixa luminosidade. A patente foi publicada na quinta-feira (16) pelo U.S. Patent and Trademark Office sob o nome de “Illumination system” (“Sistema de iluminação”, em português).

A ideia da empresa é utilizar um iPhone mestre como “gatilho” ao disparar uma foto, ativando simultaneamente o flash de outros dispositivos que estejam próximos para ajudar a compor a iluminação do ambiente. Assim, seria possível criar vídeos e fotos com inúmeras fontes de luz, gerando imagens mais profissionais.
Além disso, antes de utilizar outros dispositivos, o dispositivo mestre ativaria um aplicativo para tirar uma foto teste e realizar uma análise do ambiente. Em seguida, o próprio dispositivo indicaria o posicionamento dos demais aparelhos e a quantidade de luz emitida por cada dispositivo para que a fotografia saia “perfeita”.
Galaxy S4 matou a Apple ou iPhone 5S vai surpreender? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!
A comunicação entre os dispositivos pode ser feita via Wi-Fi ou Bluetooth, sincronizando e disparando cada flash no momento adequado. O processo é semelhante ao utilizado por fotógrafos profissionais, quando estes posicionam luzes em seus estúdios. Apesar da empresa não confirmar, essa funcionalidade pode chegar em breve aos dispositivos da Apple.