As telas Full HD (1080p), presentes no Galaxy S4 e no Xperia ZQ, mal chegaram ao mercado e já podem se tornar obsoletas. A ARM apresentou sua nova arquitetura de processadores Cortex-A12 para dispositivos móveis nesta segunda-feira (3). O chip é capaz de rodar vídeos em 4K Ultra HD (2160p), o dobro de resolução dos tops de linhas atuais.

Baseada no conceito “big.LITTLE”, de onde também foi criado o chip Exynos 5 octa-core do Galaxy S4, os novos processadores terão ainda desempenho 40% superior à geração atual. Além do processamento superior, os novos chips poderão trabalhar com mais de 1 Terabyte (equivalente a 1024 GB) de armazenamento de dados.
O novo processador contará ainda com a GPU Mali-T622, o menor e mais eficiente processador gráfico já criado. De acordo com a ARM, este chip possui um novo tipo de codificação/decodificação de vídeo chamado Mali-V500, que promete eficiência energética. Além disso, ele será capaz de rodar e gravar vídeos Full HD em chips de núcleo único e 4K UltraHD em processadores de múltiplos núcleos.
A tecnologia 4K poderá chegar aos jogos de smartphones e tablets? Opine no Fórum do TechTudo!
A ARM promete que o Cortex-A12 estará nos smartphones já no próximo ano. Segundo a empresa, a nova tecnologia estará não somente nos modelos top de linha, mas também nos intermediários.
Via Phone Arena