O Google já está liberando a atualização do Android que leva os smartphones e tablets Nexus para a versão 4.3. Dentre as melhorias implementadas neste update, o Google traz a possibilidade criar perfis de usuários com limites de uso de apps - ideal para crianças -, e várias melhorias de estabilidade, seguranças e performance, incluindo um novo driver de processamento gráfico.

Disponível aos aparelhos comercializados no Brasil - Nexus 4 e Nexus 7 -, além dos internacionais Galaxy Nexus e Nexus 10, a atualização traz uma série de melhorias para o sistema operacional móvel do Google. Poucas novidades são visíveis ao usuário final. Nos tablets, os usuários poderão criar perfis de usuário (algo bastante semelhante com as contas de usuário em computadores), sendo que apps e alguns recursos do aparelho poderão ser limitados para certos usuários, funcionando como controle parental.
Exclusivamente para o Nexus 4 e Galaxy Nexus, há a predição de contatos ao digitar os números que fazem parte do telefone. Além disso, veio também o suporte à tecnologia Bluetooth Smart, que consome menos energia para manter a conexão com acessórios compatíveis.
Nexus 4 será atualizado para o Android 5.0? Acompanhe o debate
Por fim, em todos os dispositivos há melhorias no desempenho do sistema. De acordo com o site GigaOM, esta melhoria está presente em modelos já lançados da linha Nexus (que exclui o novo Nexus 7). As mudanças estão na forma como o Android lida com a memória flash dos dispositivos, que ficava “abarrotada” com o tempo. Esta tecnologia, chamada de TRIM, funciona como o desfragmentador de disco para o Windows.
A atualização está sendo liberada aos poucos, mas vários donos de Nexus 4, Nexus 7, Nexus 10 e Galaxy Nexus já reportaram o recebimento da nova versão. O Galaxy X, versão brasileira do Galaxy Nexus, ainda não recebeu a atualização.
Para atualizar o dispositivo, basta tocar em "Configurações", depois em "Sobre o telefone" (ou "Sobre o tablet") e, depois, em "Atualização do sistema".
Via GigaOm