O Google começou, nesta semana, a fotografar o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Mas, diferente dos veículos que normalmente a empresa utiliza para captar as imagens dos lugares, como carros e triciclos, desta vez, a companhia está utilizando o Trekker, uma mochila que é pura tecnologia e será responsável por obter as imagens de um dos lugares mais acidentados já fotografados até hoje.

O objetivo da nova empreitada, segundo o Google, é poder dar, ao usuário, a “oportunidade de se maravilhar com este local de rara beleza e majestade, do conforto do computador ou do celular”. A escolha do Trekker para fotografar o Grand Canyon se deu pois as trilhas de lá são muito estreitas e acidentadas, fazendo com que o trabalho de fotografá-lo somente seja possível a pé.
Na estreia do Trekker, o Google fotografará partes da borda sul do Parque Nacional Grand Canyon, que incluem vales e o famoso caminho Bright Angel Trail, utilizando cinco equipamentos. Apesar de não estimar uma data, a empresa afirma que, em breve, as imagens que estão sendo captadas estarão disponíveis aos usuários do Google Maps.
O Trekker
Durante o evento realizado no início de junho para apresentar as novidades relacionadas ao Google Maps e Earth, a empresa apresentou o Trekker, a nova "arma" do Google para captar imagens para o Street View de lugares onde nenhum tipo de veículo pode chegar.

Parecido com uma espécie de mochila e carregado nas costas dos funcionários, o Trekker tem o tamanho de uma mochila de caminhada grande, é equipado com um computador (responsável por armazenar as imagens captadas e a localização geográfica delas) controlado por um smartphone com Android. Pesa aproximadamente 18 quilos e tem 1,2 metro de altura. Quando colocado nas costas, a câmera fica posicionada a aproximadamente 60 centímetros acima da cabeça do funcionário.
Equipado com baterias que duram até oito horas, na ponta do mastro, o Trekker conta com 15 câmeras, que são responsáveis por capturar imagens nos mais diversos ângulos para que, depois de processadas, possam permitir que o usuário tenha uma experiência de um passeio em 360º por onde o equipamento passar.
O Google Street View, que inicialmente utilizava apenas carros para fotografar, acabou incorporando outros veículos para facilitar a captura de imagens e permitir que um número muito maior de locais pudesse ser fotografado. Para isso, a empresa criou o Trike, uma bicicleta com três rodas que carrega, na garupa, todos os equipamentos utilizados na captura das imagens. Depois foi a vez de a empresa lançar um motoneve pata fotografar as montanhas congeladas, serviço que seria inviável de outra maneira.
A outra novidade adicionada ao Street View foi o Trolley, uma espécie de carrinho que é movido manualmente pelos funcionários e é utilizado para capturar imagens de locais fechados, como exposições e museus. Para poder fazer imagens subaquáticas, o Google também desenvolveu um equipamento especial para poder captar imagens do fundo do mar.
Qual será a próxima "engenhoca" que o Google criará para levar os usuários a lugares inimagináveis sem sair de dentro de suas casas?
Via Google