A Anatel divulgou nesta quinta-feira (25) o cronograma para a implementação do nono dígito nos outros DDD, incluindo agora todos os outros estados brasileiros. Já adotado nos celulares de São Paulo desde julho, o dígito nove também chegará, até janeiro de 2014, no Rio e no Espírito Santo. A meta é que todos os estados já usem a nova numeração até 2016.
Com as alterações, o número "9" será adicionado à esquerda do número atual, com apenas oito dígitos. Confira a tabela abaixo e veja quando terminará o prazo para a implementação do serviço em seu estado:

O nono dígito tem sido adotado desde o fim de julho, quando as operadoras começaram a aceitar chamadas com o número 9 na frente. Agora, já em uma segunda etapa iniciada na quarta-feira passada (17), as ligações para celulares com DDD 11 só são completadas com o uso do novo número.
De acordo com a Anatel, o crescimento da rede paulista comportaria apenas mais sete meses de ativações. Posteriormente os números se esgotariam por completo. Com a mudança, o DDD 11 passou a comportar até 90 milhões de telefones celulares, contra os 44 milhões de antes. A agência acredita que a demanda deve aumentar principalmente para terminais eletrônicos, como modems e televisores inteligentes (as smart TVs).
"Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demanda da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contatos”, diz o comunicado da Agência.