Quantcast
Channel: Techtudo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19109

iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe; Apple ainda não resolveu bug

$
0
0

Os usuários do iOS 6 (iPhone e iPad) e do Mac OS X 10.8 sofrem com um bug bem curioso em seus aparelhos Apple. Um grupo de russos descobriu uma combinação de caracteres, em árabe, que trava automaticamente aplicativos presentes nos sistemas ao ser exibido.

Como se livrar do 'código árabe' que trava iPhone, iPad e Mac? Descubra

Ainda mais curioso é o fato de que não é preciso que o usuário faça nada para ser “contaminado”. É só uma pessoa que ele segue no Twitter, por exemplo, tuitar o código e, ou enviar por WhatsApp, caso ele visualize esta mensagem, o aplicativo fechará sozinho.

iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe (Foto: Reprodução/Norton)iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe (Foto: Reprodução/Norton)

O funcionamento do hacké bem curioso. Basta uma pessoa, por exemplo, escrever este código em árabe no Twitter para que todos os usuários que sigam esta pessoa fiquem vulneráveis. De acordo com sites especializados, o bug é relativamente antigo, pois foi descoberto por russos que já alertaram a Apple há seis meses. Sendo assim, ou a fabricante do iPhone não deu a devida importância ao problema ou não soube como solucioná-lo.

Durante a madrugada de quinta-feira (29) para sexta-feira (30), o site Não Salvo testou este bug e compartilhou o tal código com seus leitores, propondo a brincadeira de que todos que não têm um sistema da Apple testassem tuitá-lo para gerar o bug em quem usa o iOS ou o Mac. Deu certo e termos sobre o caso começaram a pipocar no trending topics do microblog. Uma série de usuários começaram a reclamar que seus apps do Twitter estavam fechando.

Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo) (Foto: Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo))Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo)

“Não sei quantas pessoas foram/estão sendo afetadas com o bug maaaaasss pelo numero de xingamentos que eu recebia por minuto foi algum numero gigantesco! Talvez centenas de milhares… (sic)”, escreveu Mauricio Sid, dono do blog, em post sobre o “caos” na madrugada.

Problema é em um motor de renderização

A combinação de caracteres postada pelo blog no Twitter teve mais de seis mil retuítes (RTs), o que pode ter causado, realmente, o travamento de centenas de milhares de pessoas com iOS e Mac OS. Fora as que copiaram e colaram os caracteres nos seus próprios posts. O TechTudo testou e o código fechou o Twitter no iOS, como aconteceu com outras pessoas.

De acordo com alguns especialistas, o problema acontece em um motor de renderização chamado CoreText. Qualquer programa que utilize o framework dele, ou o WebKit que usa o CoreText e roda com o Safari, está sujeito a travar caso uma mensagem com os caracteres em árabe seja exibida em uma das abas do navegador, aplicativo ou mensagem recebida.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19109