A região de Toquelau, no sul do Pacífico, se tornou a primeira do mundo a utilizar somente energia solar para suprir todas as necessidades de consumo de energia de seus moradores. O território, que é composto por três ilhas, Atafu, Nukunonu e Fakaofo, pertence à Nova Zelândia e recorreu a esta tecnologia para acabar com a sua dependência do diesel para gerar eletricidade.

Não faltou investimento para o projeto sair do papel. A Nova Zelândia gastou cerca de US$ 7 milhões (aproximadamente R$ 14 milhões) no projeto para construir os painéis solares, que foram feitos nas três ilhas. O último foi inaugurado no início desta semana, para completar a quantidade necessária de energia a ser gerada para os habitantes da região.
“O projeto de energia renovável de Tokelau é o primeiro do mundo. As três ilhas principais de Tokelau agora têm capacidade solar suficiente, em média, para suprir suas necessidades de eletricidade. Até agora, elas eram 100% dependentes do diesel, com altos custos econômicos e ambientais”, destacou o ministro de relações exteriores da Nova Zelândia, Murray McCully, em nota oficial.
Aproximadamente 1,5 mil pessoas vivem na região, que se localiza exatamente entre a Nova Zelândia e o Havaí. A grande maioria delas sobrevive da agricultura, enquanto outras preferem sair de Toquelau para viver na Nova Zelândia ou em Samoa.
Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!
Via BBC