Imagens de novas versões do Windows 8 vazaram na Internet e revelam mais uma alteração em uma das marcas tradicionais do sistema. As telas divulgadas pelo site Win8China mostram que o Windows Explorer sai de cena e abre espaço para o File Explorer. Em princípio, trata-se apenas de uma troca de nome.

O site não esclarece se, além do nome, o recurso que permite a exploração de arquivos e pastas no sistema operacional sofreu algum tipo de revisão mais profunda. Na avaliação do site chinês, a troca de nome para algo mais genérico está vinculada com a ideia de buscar uma experiência de uso única entre os usuários, que terão contato com o sistema operacional nos telefones, tablets e PCs.
Essa preocupação nasce do fato de que nos PCs, faz sentido usar o recurso como Windows Explorer. Mas na avaliação da Microsoft, o consumidor de tablets e celulares enxerga a plataforma com outros olhos e, por conta disso, faz mais sentido tratar o aplicativo como File Explorer.

A estratégia soa razoável, mas levanta a questão: o que a Microsoft fará com diversos outros recursos tradicionais, que levam o nome Windows (Windows Media Player, Windows Media Center, Windows Defender, Windows Update e etc)? Se a solução for a mesma, rebatizar todas essas funcionalidades, pode causar mais confusão.