A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última terça-feira (27) que os voluntários do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil começaram a receber os equipamentos medidores nesta semana. Os aparelhos, chamados de “whitebox”, são instalados nas residências escolhidas e fazem a aferição da qualidade do serviço de Internet contratado pelo usuário.

De acordo com a Anatel, 13 estados brasileiros e o Distrito Federal já começaram a receber os equipamentos, que serão distribuídos para todo o país. No entanto, apesar de alguns estados já terem começado a receber os aparelhos, a Agência afirma que precisará de mais voluntários para a conclusão do projeto.
A fim de permitir uma avaliação em todas as faixas de usuários, os voluntários são divididos em “células” de acordo com o estado onde residem, da empresa prestadora do serviço e da velocidade contratada. Como algumas células possuem muitos usuários e outras um número muito pequeno de pessoas, há a necessidade de se conseguir mais pessoas para a aferição.
Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!
Ainda segundo a Anatel, aqueles usuários que se cadastraram e não foram chamados para a primeira fase do projeto ainda poderão ser escolhidos, uma vez que a Agência promoverá, anualmente, uma renovação de 25% na base de voluntários. Podem participar do projeto pessoas físicas e jurídicas de todo o país que possuam um contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Para se candidatar ao trabalho voluntário, basta acessar o site do projeto e seguir as instruções.