A F-Secure e Intego descobriram na última sexta-feira (30/11) um novo cavalo de Tróia chamado Dockster. Essa nova praga contamina computadores com Mac OS X que visitam um site relacionado com Dalai Lama, líder religioso tibetano.

De acordo com o F-Secure, depois de instalado, o trojan tem a capacidade de capturar as teclas das máquinas infectadas (atuando como um spyware) e pode permitir também que hackers mal-intencionados baixem e executem malwares adicionais.
A boa notícia é que a vulnerabilidade usada pela praga está relacionada ao Java e já foi corrigida pela Oracle. A brecha usada é a mesma que contaminou mais de 500 mil Macs neste ano e foi usada pelo malware conhecido como Flashback. Contudo, mesmo que as devidas correções e ajustes para o problema tenham sido divulgadas pela Oracle e pela Apple, os usuários que ainda utilizam instalações antigas ou modificaram as configurações padrão ainda podem ser contaminados.
O Dockster não é a primeira ameaça direcionada especificamente para ativistas pró-tibetanos. No início deste ano, pesquisadores descobriram um outro malware, cujo alvo eram organizações e pessoas solidárias ao Tibete em seu conflito com o governo chinês.
A contaminação através do site gyalwarinpoche.com já acontece pelo menos desde o dia 27 de novembro, segundo a F-Secure. O site também tem uma versão da praga voltada para o sistema operacional Windows, mas aparentemente ela não funciona. De qualquer forma é importante que todos os usuários evitem visitar esse site, independente de qual sistema estejam usando.
Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!