Após aplicar uma prova de biologia inspirada em Pokémon, o professor Rodrigo Cali, de um curso no Rio de Janeiro, virou hit na Internet. O fato inusitado envolvendo o famoso game e também desenho animado da Nintendo surpreendeu a todos, sobretudo quando Cali publicou a imagem em seu Facebook. Foram mais de 10 mil compartilhamentos em apenas um dia e a prova foi até mesmo traduzida para o inglês.

Em entrevista ao TechTudo, Rodrigo Cali disse que esta não foi a primeira vez que usou algo incomum em suas provas e avaliações aplicadas em sala de aula, mas que sempre teve um resultado positivo. Cali diz se inspirar no educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, também Patrono da Educação no país. “Isso de encarar ensino com ludicidade é coisa dele, de décadas atrás!”, resume Cali.

Confira estas e outras curiosidades sobre a “Prova Pokémon” em nosso bate-papo com Rodrigo:
TechTudo: O que levou você a produzir uma prova de biologia inspirada em Pokémon?
Rodrigo Cali: Pra mim o mais difícil é, na verdade, fazer uma prova ou dar uma aula completamente tradicional. Quando eu estudava, fazia isso sempre criando paralelos e referências que me ajudassem a aprender as matérias, então eu acho que a evolução natural disso é fazer o mesmo com meus alunos.
TT: Pode citar outras iniciativas similares que você já tenha feito?
RC: Já fiz questões com Dragon Ball Z, Homem-Aranha, Alien e outros tantos filmes, além de uma prova inteira baseada em Chaves. O negócio é tentar transformar as aulas e provas em uma experiência menos maçante, para manter a cabecinha deles ativa o tempo todo, e absorvendo o máximo de informações.
TT: Como foi a recepção sobre o tema Pokémon em uma prova?
RC: Foi bem melhor que eu esperava. A diretora amou, e mesmo os alunos que não entendem nada de Pokémon acharam a ideia super divertida. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi a recepção pública: meu site até saiu do ar de tantas visitas que meu blog recebeu. Foram mais de 10 mil compartilhamentos da postagem com a prova em inglês em 24 horas, com vários comentários de pessoas que decidiram fazer o texto por diversão, e foram pesquisar as respostas depois. Acho que essa é a maior recompensa de todas, saber que eu ensinei coisas a pessoas que eu nunca vi em lugares que eu nunca estive. Para um educador, isso é um Oscar.
TT: Após o sucesso, pretende repetir a dose?
RC: Sim, claro, vou continuar fazendo. Como eu disse, é a única forma que eu sei fazer. Já estou com uma prova de memes engatilhada!
Confira a prova de biologia com o tema Pokémon aplicada por Rodrigo Cali.
Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!