Entre as várias formas de se alavancar um game. Uní-lo a uma personalidade famosa está entre uma das mais populares. Nos esportes, a prática é corriqueira e algumas séries mais populares seguem ostentando assinaturas dos maiores atletas do século. O TechTudo preparou um lista com dez dos jogos mais interessantes de grandes esportistas.

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II – Mega Drive / Master System – 1992
Ayrton Senna, maior piloto de todos os tempos, havia acabado de se consagrar bicampeão da Fórmula 1 e a Sega aproveitou a popularidade para lançar a continuação do game clássico das corridas. O mito das pistas, morto em 1994, auxiliou na construção de cada circuito, em suas especificidades reais. A ajuda de Senna tornou Super Monaco GP II um dos simuladores mais realistas da época.
Madden NFL – multiplataforma – desde 1989
A EA não seria uma das maiores empresas de jogos do mundo sem o empurrão das licenças das séries de esporte. Com a franquia de futebol americano – bestseller da companhia com 70 milhões de cópias vendidas – não é diferente. Carregando o nome do lendário John Madden, ex-treinador e jogador, a série baseada na NFL se tornou imbatível.

Tiger Woods PGA Tour – multiplataforma – desde 1998
Revolucionário e um dos mais vitoriosos do golfe, Tiger Woods também é um vencedor nos games. Apesar de não ser tão popular no Brasil, esta franquia é considerada pela EA Sports como a terceira maior em vendas, atrás apenas de Madden NFL e FIFA. Woods emprestou seu nome à franquia em 1998 e desde então domina a parada também nos campos de golfe virtuais.

Ronaldo V-Football – Nintendo 64 / PlayStation – 2000
Além de Senna, Zico e Pelé, Ronaldo “Fenômeno” engrossou a lista de esportistas brasileiros que emprestaram seus nomes a games. Quando foi lançado, Ronaldo V-Soccer não acompanhava a melhor fase do boleiro, que sofria de grave lesão durante partida pela Internazionale de Milão em 1999. E o tal futebol virtual do craque não chegou nem perto daquilo que encantou o mundo na realidade… Uma pena…
Rafa Nadal Tennis – Nintendo DS – 2007
Rafael Nadal não é apenas um dos primeiros no ranking mundial de tênis como também estrela o game da Codemasters que leva seu nome. A companhia inglesa, com larga tradição no tênis lançou em 2007 uma representação virtual do tenista espanhol – na época tri-campeão do Aberto da França – para o portátil Nintendo DS.
Wayne Gretzky and the NHLPA All-Stars – Mega Drive / Super Nintendo – 1995
Wayne Gretzky é o Pelé dos rinques de gelo e também se tornou o rei do hóquei virtual com o lançamento de Wayne Gretzky and the NHLPA All-Stars. Entre as inovações do título estava a visão lateral (ao invés da superior, costumeira em títulos do gênero), enquadramentos fechados nos face offs e seleções internacionais, como a Rússia, Canadá, EUA, Suécia, República Checa, Finlândia e Alemanha. O único porém é a falta da licença dos times oficiais da NHL, liga norte-americana de hóquei no gelo.
Evander Holyfield’s Real Deal Boxing – Mega Drive / Game Gear – 1992
Com o lançamento do Mega Drive, a Sega investiu pesado em jogos que ostentavam grandes esportistas da época (como Ayrton Senna e Joe Montana). Evander Holyfield, detentor do cinturão mundial dos pesos-pesados do boxe daquele tempo, também entrou nessa leva com um game que se destacava pelo modo carreira e a possibilidade de dar voltas completas pelo ringue. O objetivo final do jogo era fazer o boxeador anônimo derrotar Holyfield e faturar o cinturão. Fácil!
Michael Jordan: Chaos in the Windy City – Super Nintendo – 1994
Jordan vs Bird: One on One certamente foi um dos pioneiros entre os games de esporte a carregar nomes de atletas famosos, mas Michael Jordan foi além e ganhou um game de ação (?!). Em Chaos in the Windy City “Air” Jordan deve salvar outras estrelas do basquete, que foram sequestradas durante um All-star game beneficente. O lendário ala-armador do Bulls utilizava enterradas e outros poderes especiais com uma bola na mão pelas ruas de Chicago. Essa atrocidade provavelmente inspirou outro desastre, conhecido como Shaq Fu, que colocava o pivô Shaquille O’Neil em um game de luta, executando movimentos de kung fu!
Michael Phelps Push the Limit – Xbox 360 – 2011
A história da natação já coloca Michael Phelps como um dos maiores e mais vencedores atletas. Um game sobre este esporte se justifica ao carregar o nome deste norte-americano, oito vezes vencedor do ouro olímpico. Lançado exclusivamente para o Kinect, Push the Limit teve a consultoria de Phelps durante o desenvolvimento, o que justifica o nome do nadador no game. É ideal para quem quer se sentir campeão nadando sem se molhar, mexendo apenas os braços na frente da TV.

Tony Hawk’s Pro Skater – multiplataforma – desde 1999
Tony Hawk, maior skatista da história e autor da proeza de girar 900 graus no ar, recebeu um jogo no final dos anos 90: Tony Hawk’s Pro Skater. Este título foi um dos principais responsáveis pela explosão dos jogos baseados em esportes radicais, pela nova onda de popularização do skate no mundo inteiro e pela sobrevivência de milhares de bandas de hardcore e punk (que cediam suas músicas para trilhas sonoras de games radicais). Até o momento a franquia ostenta 11 títulos principais, 3 spin offs e o remake do primeiro game, lançado recentemente nas redes PlayStation Network e Xbox Live.
